MOCKUP-Natália.png

A reconstrução identitária e de pertencimento nos processos migratórios:
haitianos em escola pública 
do município de Marau/RS

Autora: Natália Fioravanso Vieira Brizola

ISBN: 978-65-81266-11-0

Nº de páginas: 252

Ano: 2022

Analisar os processos de inserção de alunos imigrantes nas escolas ou mesmo de imigrantes adultos na sociedade contempla considerar os impactos decorrentes em ambas as partes envolvidas. A sociedade receptora se modifica com a presença dos imigrantes; no entanto, aceitar o outro vai além de simplesmente conhecer a sua origem ou a história de seu país. É fundamental saber ouvi-lo, compreendê-lo, desconstruir a imagem negativa acerca do imigrante em solo brasileiro: Imigrante não vem roubar emprego de brasileiro, vem em busca de construir o seu próprio espaço, melhorar as suas condições de vida. A maneira mais eficiente de se promover uma mudança nos paradigmas preconceituosos e discriminatórios da sociedade é através da educação.