CONSELHO EDITORIAL

João Carlos Tedesco

Doutor em Ciências Sociais. Professor da Universidade de Passo Fundo e, em particular, no Programa de Pós-Graduação em História. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa questões ligadas ao meio rural e, em particular, sobre movimentos sociais, colonização, imigração, cultura camponesa, indígenas e caboclos.

Humberto José da Rocha

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa "Movimentos Sociais na Fronteira Sul" (UFFS/CNPq).

João Vicente Ribas

Jornalista. Professor da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutor em Comunicação (PUCRS), com Doutorado Sanduíche na McGill University, Canadá. Mestre em História (UPF). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo.

Roberto Georg Uebel

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa de Política Internacional. Mestre em Geografia (UFRGS), Especialista em Gestão Pública (UFSM) e Gestão Pública Municipal (UNIFESP), Economista e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vinícius Borges Fortes

Doutorado em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2015), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza (2014-2015), com financiamento do PDSE/CAPES. Mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Graduação em Direito pela FAPLAN - Faculdades Planalto (2008). Atualmente, é pesquisador e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional.

Eduardo Pitthan

Doutor em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, IC/FUC, com período sanduíche em Université Paris Descartes e Centre Hospitalier René Dubos, Pontoise, França (2018). Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, IC/FUC (2011). Especialista em Medicina Interna e Especialista em Cardiologia.

Eduardo Jordão Knack

Graduado (2005) e Mestre (2007) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo. Doutor (2016) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado (2016-2019) no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Campina Grande

Helion Póvoa Neto

Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982-1983), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ). Nesta instituição, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

Ancelmo Schörner

É Doutor em História (UFSC-2006); Mestre em História pela UFMG (1997); especialista em História Moderna e Contemporânea (PUC/MG - 1994), Graduado em História pela Universidade da Região de Joinville (1990). É professor do Departamento de História da Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná/UNICENTRO.

Federica Bertagna

Federica Bertagna è professoressa associata di Storia contemporanea (MSTO/04) all’Università degli Studi di Verona, dove insegna Storia del mondo contemporaneo, Storia contemporanea extraeuropea e Storia del giornalismo. È Dottore di ricerca in Storia della società europea presso l’Università degli studi di Verona (2005).