NOSSAS OBRAS
Passo Fundo: uma trajetória de desenvolvimento
Autores: Fernando Miranda; Djiovan Carvalho; Alex Vanin; Bruno Heckler
Ao longo dos seus mais de 165 anos, o município de Passo Fundo se constituiu como referência na economia, saúde e educação para toda a região Norte do estado do Rio Grande do Sul, tornando-se, consequentemente, uma Capital Regional.
Desenvolvimento comunitário: alusões e análises “ex-post-facto” sobre a nucleação das escolas rurais
Autor: Reinaldo Knorek
A obra "Desenvolvimento comunitário: alusões e análises “ex-post-facto” sobre a nucleação das escolas rurais" tem como escopo o desenvolvimento comunitário e, por implicação, a temática do processo de nucleação de escolas rurais no Brasil, nomeadamente, uma investigação em comunidades rurais no município de Canoinhas - SC.
Capítulos de História Política: Interfaces no Tempo Presente
Organizadores: Charles Sidarta Machado Domingos | Letícia Sabina Wermeier Krilow
Gérson Wasen Fraga | Diego Orgel Dal Bosco Almeida | Alessandro Batistella
O presente livro traz muitos dos debates sobre História Política ocorridos no V Seminário do GT História Política, que aconteceu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 12 a 14 de junho de 2023.
Triste fim de Gumercindo Saraiva: uma investigação histórica sobre a morte do general maragato
Autor: Cláudio Júnior Damin
A obra é fruto de uma investigação histórica sobre o fim de Gumercindo Saraiva. Na verdade, sobre seu triste fim, em razão das atrocidades que foram cometidas contra seu cadáver, após sua morte. A "indesejada das gentes", como assim é definida a morte pelo poeta Manuel Bandeira, visitou o general maragato a partir do entardecer daquele longínquo 10 de agosto de 1894 no capão do Carovi, na região missioneira do Rio Grande do Sul.
História, Cultura e Identidades
Organizadores: André Luiz Leme, Marcos Luís Ehrhardt e Marcos Nestor Stein
A publicação da presente coletânea de capítulos representa mais uma iniciativa para a divulgação do conhecimento histórico produzido, com responsabilidade e compromisso científico, por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
De Cruzeiro a Joaçaba: colonização e implicações socioeconômicas
Autores: Marilize Radin Frattini e José Carlos Radin
De Cruzeiro a Joaçaba se propõe a compreender como a experiência de colonização baseada na pequena propriedade agrícola, gerida e trabalhada pela família, condicionou a organização socioeconômica do território. Após a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande e a comercialização de terras aos colonos, impulsionou-se a produção agrícola em pequena escala, permitindo uma dinâmica de acúmulo de capital, que, reinvestido localmente, estimulou o comércio e iniciativas ligadas à indústria de máquinas agrícolas, ao ramo tritícola e frigorífico, entre outras.
A Saga Indômita de Zeca Vaccariano: muito além do assalto ao Trem Pagador
Autor: Ernoi Luiz Matielo
O assalto realizado por Zeca Vaccariano aos pagadores da ferrovia São Paulo-Rio Grande, naquele 24 de outubro de 1909, pode ser considerado o epicentro de um processo histórico que o trabalho do autor possibilita vislumbrar de maneira a se estabelecerem relações políticas, econômicas e culturais de uma sociedade dinâmica em que o banditismo social é destacado.
Em busca de uma nutrição ambientalmente orientada: dilemas e alternativas frente ao sistema alimentar contemporâneo da Grande Aceleração no Sul do Brasil
Autora: Marta Nichele do Amaral
Este livro articula, interdisciplinarmente, a alimentação e nutrição aos estudos das ciências sociais e humanas e humanidades ambientais, buscando defender uma discussão ampliada em torno de uma Nutrição Ambientalmente Orientada, um conceito desenvolvido durante o doutorado da autora, que visa mudar o foco de responsabilidade pessoal para responsabilidade coletiva e orientar, direcionar e moldar hábitos, escolhas e consumo alimentares ambientalmente adequadas para a criação de um sistema alimentar saudável e sustentável.
As Sentinelas dos Sertões: as colônias militares do Império do Brasil
Organizadores: Alex Antônio Vanin e João Carlos Tedesco
As colônias militares, que foram instaladas em todo o território nacional durante o Segundo Reinado, condensaram um amplo espectro de intenções e ações governamentais ligadas à consolidação do Estado-Nação brasileiro, entre meados do século XIX e os primórdios do século XX.
Formação Socioespacial e Histórico-Cultural do Alto Uruguai Rio-Grandense
Autor: José Antonio Moraes do Nascimento
Este livro analisa a formação socioespacial e histórico-cultural do Alto Uruguai rio-grandense, que foi direcionada pela ação do Estado, com seus diferentes órgãos estatais mas, em especial, pela atuação da Diretoria de Terras e Colonização. Ao mesmo tempo, os múltiplos grupos sociais envolvidos reagiram e resistiram, interferindo nos rumos do processo desencadeado pelos governos.
O Sistema dos Céus: a colusão entre catolicismo, fascismo e marxismo no Rio Grande do Norte (1930-1960)
Autor: Renato Amado Peixoto
Em "O Sistema dos Céus" se busca alargar o conceito de "colusão", criado pelo historiador inglês Roger Griffin para explicar a aproximação entre as religiões cristãs e a extrema-direita no entreguerras, na direção de compreender o envolvimento de leigos e religiosos da Arquidiocese de Natal, primeiro com o integralismo, depois com o marxismo, entre 1930 e 1960.
Das posses dos Valérios a Engenho Velho: evolução histórico-territorial do município de Engenho Velho/RS (1890-1990)
Autor: Joel João Carini
O livro aborda a evolução histórico-territorial do município de Engenho Velho, situado no Norte do Rio Grande do Sul, ao longo de aproximadamente 100 anos (do final do século XIX ao final do século XX), apresentando e analisando as principais transformações do espaço em estudo, as situações de conflito envolvendo posseiros, agricultores e indígenas e a evolução da comunidade em seus aspectos culturais, sociais e econômicos.
Três de Maio: nos tempos de dantes
Autor: Orlando Trage
Orlando Vanin Trage em "Três de Maio – RS: Nos tempos de dantes" aborda questões de extrema importância para a historiografia em geral, mas muito mais, ela inicia a produção para responder àquela pergunta que a população de Três de Maio faz diariamente: Qual é a história de Três de Maio? Quem foram os primeiros habitantes? Em qual ano inicia a construção/povoamento da cidade?
A Guerra Civil de 1923: política, memórias e agentes em perspectiva
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Djiovan Vinícius Carvalho e Jefferson Teles Martins
Em 1923, uma revolta promovida pelos seguidores do candidato derrotado ao cargo de governador do estado - Assis Brasil, fez eclodir uma Guerra Civil entre os oposicionistas e os apoiadores do líder republicano - Borges de Medeiros.
África em cena: perspectivas críticas sobre cinematografias africanas
Organizadora: Renata Dariva Costa
Buscando contribuir singelamente com o campo de estudos africanos de uma maneira acessível, principalmente para os professores da educação básica e novos pesquisadores, a obra buscou trazer em cada capítulo uma pequena análise de algum aspecto na relação entre cinema e História no continente africano.
Capítulos de História Política: Dimensões Conceituais e Temáticas
Organizadores: Charles Sidarta Machado Domingos, Alessandro Batistella, Letícia Sabina Wermeier Krilow, Diego Orgel Dal Bosco Almeida e Diorge Alceno Konrad
Esse terceiro volume dos Capítulos de História Política está organizado em três partes: I – Conceitos e Metodologias em História Política; II – Eleições e Partidos: Rio Grande do Sul em Foco e III – Política nacional: campo de debates.
“Através da nossa voz”: os protestantismos nas páginas da Revista Eclesiástica Brasileira (1953-1971)
Autor: Augusto Diehl Guedes
A obra busca compreender quais foram os discursos produzidos e veiculados acerca dos múltiplos protestantismos por um periódico católico de abrangência e relevância nacional, a Revista Eclesiástica Brasileira (REB), entre os anos de 1953 e 1971.
Agroecologia, organização social e desenvolvimento regional em perspectiva
Organizadores: Émerson Neves da Silva, Solange Todero Von Onçay, Denilson da Silva e Ulisses Pereira de Mello
A obra é composta pela síntese de um processo formativo vivenciado pelo conjunto de atores políticos do Alto Uruguai Gaúcho e por artigos que dialogam com o curso de extensão “Desenvolvimento, Organização Social, Agroecologia e Sustentabilidade no Campo: desafios e limites”.
Direitas e Religião no Brasil (1920-1940)
Organizadores: Renato Amado Peixoto e Gizele Zanotto
A obra é voltada ao tema complexo e atual das Direitas e Religião no Brasil e deriva de uma proposta de compreensão das relações entre o campo político e religioso no país, na década de 1930 e suas decorrências.
A "marcha redentora": a Secretaria dos Negócios do Oeste de Santa Catarina e o desenvolvimento regional
Autor: Sérgio Roberto Scheffer
A obra busca demonstrar como o Estado foi determinante na organização e indução do desenvolvimento econômico do Oeste de Santa Catarina, por meio da Secretaria dos Negócios do Oeste (SNO).
Delírio e política em cartas aos presidentes da República
Autor: Felipe Cittolin Abal
A partir de cartas enviadas a presidentes brasileiros nas quais se constata narrativas delirantes é realizada uma análise com bases históricas e psicanalíticas que demonstra que a política, a economia, os discursos e outros fatores de um determinado período ingressam no delírio, fazendo dele um reflexo do momento histórico no qual as correspondências foram escritas.
História do Mundo Rural: o Sul do Brasil – Volume IV
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Áxsel Batistella de Oliveira e Caroline da Silva
A presente coletânea é fruto de um esforço conjunto dos doutorandos que fazem parte do corpo discente do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (NEHMuR), vinculado à linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O processo histórico de reforma agrária na Fazenda Annoni
Autora: Simone Lopes Dickel
A narrativa problematiza o processo histórico de reforma agrária na Fazenda Annoni e desenha a multiplicidade de experiências, constituídas a partir de determinadas circunstâncias materiais, que engendram uma resposta dos sujeitos às questões do cotidiano que determina a identidade de ser social, a qual contempla as três décadas que se passaram desde a implantação dos assentamentos, estabelecendo como marco inicial o contexto pós 1985.
Saeculum nouum: temporalidade e poder nas moedas do milenário de Roma (244-253)
Autor: Moisés Antiqueira
O passado para o qual esse livro se volta é longínquo. Foca-se na conjuntura em que a cidade de Roma completou mil anos, contados a partir de sua mítica fundação. Trata-se de um decênio (244-253 EC) marcado por crises de diferentes matrizes.
Democracias, ditaduras, fascismos: estudos de poder e hegemonia
Organizadores: Rodrigo Ribeiro Paziani e Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva
A obra agrega uma jovem safra de historiadores que portam – em suas respectivas trajetórias e formações intelectuais – densidade analítica e significativas contribuições ao (urgente) debate sobre os sentidos e significados da democracia, da ditadura e do fascismo (ou da “fascistização”), especialmente no Brasil.
Sobre Vikings, Reis e Clérigos:
Os escandinavos e os usos da religião nas obras medievais inglesas (séculos IX-XI)
Autor: Lucas Pereira Rodrigues
Em uma época de estreita proximidade entre política e religião, os relatos ingleses sobre os escandinavos são particularmente ilustrativos de como o cristianismo medieval atuou no sentido de configurar relações e estabelecer hierarquias, afirmando, reforçando e justificando a dominação de reis e aristocratas.
Cidade: trajetórias, narrativas e patrimônios
Organizadores: Djiovan Vinícius Carvalho e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
O IHGRGS realizou, entre os dias 5 e 6 de maio de 2022, o 2º Colóquio de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. A presente obra é fruto dessa atividade, já que reúne, em sua maioria, textos apresentados durante o Colóquio, que teve como temática Cidades: trajetórias, narrativas e patrimônios.
Construção e manutenção de identidades em Vale Verde: colonização alemã e Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Autores: Arnaldo Seibert Toillier e José Antonio Moraes do Nascimento
Com o livro, pretende-se apresentar e compreender as circunstâncias que tornaram possível a presença de imigrantes germânicos no território que forma o município de Vale Verde.
Passo Fundo: Estudos Históricos - Volume IV
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Djiovan Vinícius Carvalho e João Carlos Tedesco
A obra é o volume IV da Coleção Passo Fundo: Estudos Históricos. O livro traz uma coletânea de textos de diversos autores que abordam aspectos da dinâmica econômica do município.
Coleção Locus: Possibilidades de conexões históricas
Coordenadores: Alex Antônio Vanin, Djiovan Vinícius Carvalho e Fernando Miranda
A proposta desta Coleção resulta dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), por seus colaboradores e seus parceiros, de produzir e incentivar a produção de narrativas históricas que tornem acessíveis a história de Passo Fundo.
História Ambiental em rede: Novos temas e abordagens
Organizadores: Eunice Sueli Nodari, Samira Peruchi Moretto, Débora Nunes de Sá e João Davi Oliveira Minuzzi
O presente livro representa um legado social intangível, o que nos desperta para os argumentos do economista e sociólogo mexicano Enrique Leff acerca da complexidade, amplitude e diversidade do saber ambiental – fundado na indissociável relação entre sociedade e natureza.
Trajetórias políticas no trabalhismo do Rio Grande do Sul (anos 1940-1960)
Organizadores: Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Maura Bombardelli e Anderson Vargas Torres
O que podem dizer estudos de trajetórias políticas no PTB em relação ao processo de democratização e seus desdobramentos de 1945 até 1964? Com essa questão, apresenta-se, um conjunto de trabalhos de pesquisa realizados no âmbito de mestrado e doutorado em Programas de Pós-graduação em História no Rio Grande do Sul.
Terra virgem, amor submisso: uma perspectiva decolonial
Autora: Pâmela Cristina de Lima
Fruto das inquietações de uma jovem historiadora que mergulha fundo nas fontes que compõe seus repertórios de análise, a obra denuncia a violência, com foco naquela perpetrada sobre as mulheres indígenas, nas narrativas de Moysés Vellinho, em Capitania d’El-Rei: aspectos polêmicos da formação rio-grandense, publicada em 1964.
Ruralidades na fronteira sul do Brasil: itinerários de pesquisas
Organizadores: Monica Hass e Antonio Marcos Myskiw
Apresentamos aqui alguns estudos sobre a ruralidade na fronteira Sul, desenvolvidos por alunos e alunas regulares e especiais que integraram a disciplina “História dos Movimentos Sociais do Campo” oferecida no segundo semestre letivo de 2020, em formato remoto (em decorrência do COVID-19) pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da UFFS, campus Chapecó.
O Sul e suas fronteiras: Linguagens e História
Organizadores: Antonio Marcos Myskiw, Clóvis Alencar Butzge, Marilene Aparecida Lemos
O livro apresenta aos leitores onze reflexões produzidas por pesquisadores que se dedica, há muitos anos, ao estudo das regiões fronteiriças da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Movimentos sociais e a Universidade Federal da Fronteira Sul em Erechim
Organizador: Humberto José da Rocha
Este projeto busca refletir acerca das possibilidades e desafios desta instituição articulando academia e militância no sentido da constância do papel social da Universidade Federal da Fronteira Sul nesta região sobretudo, num cenário adverso.
Imigração no Sul do Brasil: Transnacionalismos, sociabilidades e desenvolvimento econômico
Autor: João Carlos Tedesco
Nosso singelo estudo intenciona somar-se aos já existentes, no sentido de contribuir com alguns dos processos que compõem o que foi e é vivido por imigrantes em alguns cenários do Sul do Brasil, dando ênfase a alguns dos processos que envolvem desenvolvimento e correlações com seus espaços de origem.
História intelectual e dos conceitos – Volume II
Organizadores: Marçal de Menezes Paredes, Fabrício Antônio Antunes Soares e Paul Juan Montoya Vasquez
Este é o segundo livro do GT HIHC em que compartilhamos com os leitores e leitoras as nossas pesquisas. Há, no livro, um amplo leque de temas e de abordagens.
Eternos migrantes: em busca da terra prometida
Organizadores: José Carlos Radin e Isabel Rosa Gritti
A obra aqui apresentada demonstra o esforço dos organizadores para nos trazer novas temáticas e, principalmente, reunir pesquisadores, que assim como eles, se dedicam a estudar as migrações, imigrações e emigrações e suas implicações.
Eternizando a primeira idade: a representação das crianças através das lentes dos fotógrafos Czamanski (1937-1980)
Autora: Isabella Czamanski Rota
Esta pesquisa buscou entender as dimensões da representação da criança e da infância nas fotografias feitas pelos fotógrafos Czamanski no decorrer do século XX.
Dinâmicas da agricultura familiar: múltiplos sujeitos, tempos e sentidos (Nordeste do Rio Grande do Sul)
Autor: João Carlos Tedesco
O estudo busca adentrar para alguns destes processos que constituem a agricultura familiar, dentre os quais, os contrapontos históricos, políticas públicas, reprodução/sucessão, tecnologias, pluriatividades, gênero e agroindustrialização.
Capítulos da História de Passo Fundo
Organizadores: João Carlos Tedesco, Alessandro Batistella e Alex Antônio Vanin
A presente obra é resultado de um evento denominado “Ciclo de Debates: Capítulos da História de Passo Fundo” promovido pelo curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UPF (PPGH/UPF).
A agricultura familiar no Norte do Rio Grande do Sul – Região AMAU: potencialidades e limites de seu desenvolvimento sustentável
Autor: Anacleto Zanella
A obra caracteriza-se por uma análise sobre o processo histórico de desenvolvimento sustentável da agricultura de base familiar, entre 1950 e 2021, no território da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), no norte do Rio Grande do Sul.
A Terra Indígena Borboleta: múltiplas dimensões de um conflito agrário
Organizadores: João Carlos Tedesco e Alex Antônio Vanin
Neste livro, o caso da Terra Indígena da Borboleta é estudado sob diversas abordagens. São mais de 30 anos de luta indígena sem uma efetiva resolução em favor dos indígenas, os quais vivem em acampamentos, ou fora deles, em condições precárias, principalmente em termos de subsistência, de sociabilidade e reprodução cultural.
A reconstrução identitária e de pertencimento nos processos migratórios: haitianos em escola pública do município de Marau
Autora: Natalia Fioravanso Vieira Brizola
O livro busca compreender a imigração haitiana para o Brasil a partir de 2010. Investiga o modo como se dá a inserção de sua cultura e a apropriação da cultura local, de modo especial da segunda geração de imigrantes no Brasil, particularmente no município de Marau – norte do Rio Grande do Sul.
A Estância de São Borja: a pecuária de um povo de índios missioneiros
Autora: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos
A quem pertencia de fato a estância de São Borja? Diante dessa pergunta, surge outro questionamento, este a respeito de qual seria o papel político, social e econômico dessa estância, tanto para os povos reduzidos quanto para os considerados infiéis, que viviam nas imediações das estâncias. E mais: quais foram as relações estabelecidas por esses grupos dentro e fora das estâncias?
A fronteira platina: história e narrativa da Guerra da Tríplice Aliança na obra de Efraím Cardozo “Hace 100 años: Crónicas de la Guerra de 1864-1870”
Autor: Jeremyas Machado Silva
Este livro é resultado do doutoramento em História pela Universidade de Passo Fundo. Nele a região do rio da Prata é interpretada como um espaço de arrolamento político-cultural, alteridade e conflito, sobretudo, a partir do século XIX.
A câmera e o canhão: cinema, revolução e guerra em Cuba e países africanos (1960-1991)
Autor: Alexsandro de Sousa e Silva
O livro discute uma série de encontros e desencontros entre os regimes políticos de Cuba e do continente africano, mediados pela câmera cinematográfica e as guerras pré e pós-independência em África.
Selbstschutz: Associativismo colonial e a experiência da autodefesa nas colônias teuto-brasileiras do Rio Grande do Sul (1890-1930)
Autor: Paulo Rogério Friedrichs Adam
O livro trata da trajetória e das transformações da organização associativa dos colonos teuto-brasileiros no Rio Grande do Sul, principalmente aquele associativismo político e de autoproteção que existiu do final do século XIX e o primeiro terço do século XX.
O interventor Flores da Cunha e sua relação com Passo Fundo e região (1930-1937)
Autor: Alexandre Aguirre
O livro analisa o governo de Flores da Cunha e as relações político-administrativas com o município de Passo Fundo e região, Norte do Rio Grande do Sul, no período em que governou o estado (1930-1937).
Negócios do Rio Grande: As Operações Do Passo Fundo
Autor: Saturnino de Souza e Oliveira
Uma obra para a posteridade. Poderíamos definir assim os esforços de Oliveira em reunir ampla documentação e trabalhar com ela de modo a tentar provar que seu trabalho em prol do Império Brasileiro não teria sido em vão.
Índios, jesuítas e bandeirantes no Alto Jacuí: implicações históricas e geopolíticas da redução de Santa Teresa del Curiti
Autor: Fabricio J. Nazzari Vicroski
O livro do arqueólogo e historiador Fabricio José Nazzari Vicroski possui a virtude de reunir todos esses séculos no tempo presente, como tema contemporâneo, pois representa um vazio cultural dos rio-grandenses.
Trajetórias de Lutas e Formação Agrária no Oeste Catarinense
Autora: Tânia Mara de Bastiani
As relações entre os trabalhadores e fazendeiros/latifundiários, com outros grupos étnicos e modos de vida diversos, igualmente estão presentes em muitos estudos. Esta dimensão analítica traduz-se na bela pesquisa e escrita do texto desta obra, de Tânia Mara de Bastiani.
Passo Fundo: Estudos Históricos – Volume III
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Djiovan Vinícius Carvalho, Pedro Henrique Carreta Diniz
A obra, publicada no ensejo das comemorações dos 130 anos da elevação da Vila de Passo Fundo à cidade, tem como objetivo reunir textos que tenham como objeto de estudo os processos, práticas, discursos e agentes envolvidos com a história da cidade de Passo Fundo.
Operação Três Passos (1965): movimento de insurreição e resistência contra a Ditadura Militar brasileira
Autor: Leomar Rippel
O presente trabalho tem a pretensão de realizar uma análise sobre a Operação Três Passos, ocorrida em março de 1965, no Sul do Brasil, quando um pequeno grupo de pessoas exiladas no Uruguai decide sair de Montevidéu e iniciar um movimento contra a ditadura militar no Brasil.
História dos Movimentos Sociais de Luta pela Terra no Sul do Brasil
(1940-1980)
Organizadores: João Carlos Tedesco, Humberto José da Rocha e Antonio Marcos Myskiw
O livro é resultado de esforços e articulações entre pesquisadores do Sul do Brasil com o intuito de compreender um período histórico em que mobilizações sociais, então espasmódicas, passam a ganhar lógica segundo um processo histórico amplo. O Sul do Brasil entre os anos de 1940 e 1980 é o recorte espaço-temporal dessa coletânea.
Between the cross and the sword: evangelization and indigenous enslavement in Spanish and Portuguese America in the 17th century
Autor: Fabricio José Nazzari Vicroski
Estima-se que cerca de 30 mil indígenas tenham sido subjugados durante as investidas bandeirantes. Outras dezenas de milhares foram desestruturadas, mortas ou emigradas. A dinâmica de povoamento tradicional das populações nativas foi desarticulada. A disputa territorial alçou um novo patamar. Os embates regionais refletiam o contexto geopolítico das potências ultramarinas.
Imperialismo, Questão Agrária e Educação
Organizadores: Luiz Carlos de Freitas; Gracialino da Silva Dias; Leomar Rippel; Sidemar Presotto Nunes
Esta publicação seria, de certo modo, um segundo volume, como continuidade dos estudos e hipóteses suscitados pelo livro Imperialismo e Questão Agrária: a luta de classes no campo brasileiro, publicado em 2020.
Fronteiras, Migrações e Sociedades no Brasil Meridional
Organizadores: Antonio Marcos Myskiw e Leticia Maria Venson
O título Fronteiras, Migrações e Sociedades no Brasil Meridional liga-se à área de concentração do mestrado em História (Fronteiras, Migrações e Sociedades) tendo como recorte espacial a porção meridional do Brasil.
Diabólica política: a trajetória de Caetano da Silva Sanches, Capitão-mor Governador da Capitania do Rio Grande do Norte
Autor: Jeferson dos Santos Mendes
A presente obra tem por objetivo apresentar a trajetória de Caetano da Silva Sanches – pouco ou nada tratada pelos historiadores potiguares – e como este vai ascender ao cargo de capitão-mor governador da Capitania do Rio Grande.
As terras enguiçadas: a intrusão e a reconfiguração agrária nas cercanias de Campo Erê/SC
Autor: Luiz Fernando Ferrari
Analisa a complexidade da intrusão e desintrusão que ocorreu de forma relacional, considerando as multi-identidades, a multidimensionalidade do pequeno agricultor intruso e das formas de intrusão, nas cercanias de Campo Erê nas décadas de 1970 e 1980.
Archaeology, social conflicts and indigenous ancestry in Southern Brazil
Autor: Fabricio José Nazzari Vicroski
O presente livro tem por objetivo oferecer um panorama acerca da ancestralidade indígena no sul do Brasil, mais especificamente com um recorte regional na porção norte do Rio Grande do Sul, região que concentra um dos principais pontos de conflitos sociais e territoriais entre populações indígenas e agricultores no Brasil.
América Latina em perspectiva: análise da escalada do autoritarismo e neoliberalismo sobre o agrário no século XXI
Organizador: Émerson Neves da Silva
A coletânea apresentada está organizada em treze artigos de autoria de estudiosos de diferentes países e instituições da América Latina, bem como partícipes de diferentes organizações sociais comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e mais equânime.
Agricultura e desigualdades regionais na América do Sul (XIX e XX)
Organizadoras: Ironita A. Policarpo Machado, Noemí Girbal-Blacha, Marta B. Chiappe
Esta obra apresenta uma visão ampla e profunda sobre diversos aspectos da agricultura, das desigualdades regionais, de políticas públicas e seus protagonistas na América do Sul.
Almanaque de estudos sobre História e Mídias
Organizadores: Aristeu Elisandro Machado Lopes e Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho
Os capítulos apresentados na presente coletânea foram escritos pelas e pelos palestrantes convidados e são resultados de suas pesquisas acadêmicas que tratam das relações entre o campo da história e as mídias.
Sírios e libaneses no Centro-Norte do Rio Grande do Sul Imigração, memórias e representações
Autores: João Carlos Tedesco, Alex Antônio Vanin e Jussara Jacomelli
O presente estudo sobre sírios e libaneses no centro-norte do Rio Grande do Sul intenciona dar uma contribuição na análise relacional desses grupos num espaço interiorano entre final do século XIX e primeiras décadas do século XX.
A trajetória política de Siegfried Emanuel Heuser (1950-1986)
Autor: Gustavo Henrique Kunsler Guimarães
O livro proporciona ao leitor, a análise da trajetória política de Siegfried Heuser além do pensar sobre as articulações intrapartidárias nas agremiações em que o mesmo esteve inserido, e as lutas simbólicas envolvendo o trabalhismo.
Desejados e expulsos: trabalhadores imigrantes na/como pandemia
Autor: João Carlos Tedesco
O presente texto, caracterizado como notas de uma conjuntura, analisa esses aspectos e enfatiza que a pandemia revela com mais nitidez as diferenciações sociais, as vulnerabilidades, a precarização do trabalho e, acima de tudo, o lugar dos imigrantes na sociedade.
Colonos, posseiros e grileiros no oeste paranaense
Autor: Antonio Marcos Myskiw
A obra proporciona, em poucas palavras, a deslegitimação de uma memória oficial a respeito dos conflitos de terra, isto é, de que os conflitos agrários teriam ocorrido porque posseiros e/ou grileiros teriam invadido terras de colonos ou de empresas colonizadoras, justificando ações armadas e judiciais contra eles.
O pensamento de Plinio Correa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP - Volume II
Organizadores: Gizele Zanotto e Benjamin Arthur Cowan
O segundo volume da obra volta-se a provocativas discussões apresentadas por pesquisadores que têm se debruçado ao avanço dos estudos sobre a obra intelectual e operativa pliniana, bem como as ações e repercussões das TFP´s para além do Brasil.
O pensamento de Plinio Correa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP - Volume I
Organizadores: Gizele Zanotto e Benjamin Arthur Cowan
Quando atenta-se a Plínio Corrêa de Oliveira (1908-1995), tem-se um espectro amplo de abordagens que o analisam como líder do laicato, intelectual, sistematizador e fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) no Brasil .
A efetividade dos direitos humanos no plano internacional: diálogos de migração - Volume I
Organizadoras: Patricia Grazziotin Noschang e Micheli Piucco
A obra em seu primeiro volume, abarca textos dos alunos da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, que integraram o grupo de pesquisa com a mesma denominação, no ano de 2020.
Revolução Federalista: As múltiplas armas do conflito (1893-1895)
Organizadora: Ana Luiza Setti Reckziegel
Esta coletânea foi organizada com o objetivo de reunir os resultados do trabalho de pesquisadores que se dedicam a estudar a Revolução Federalista, guerra que eclodiu em 1893, no Rio Grande do Sul, a qual opôs castilhistas e federalistas, chamados também de pica-paus e maragatos.
Instituto Educacional de Passo Fundo 100 anos de história
Autores: Eduardo Pitthan, Tania M. K. Rösing e Djiovan Carvalho
Pensando em preservar a contribuição do IE para o desenvolvimento pessoal de um sem número de jovens e a influência da escola nos campos social, político, econômico e educacional de Passo Fundo e região, o livro traz depoimentos, registros iconográficos, memórias e uma densa e intensa pesquisa histórica.
As fronteiras nacionais e a imprensa na República Velha
Autor: Adelar Heinsfeld
Ao nos debruçar-se sobre as notícias apresentadas pelos jornais, principalmente os do Rio de Janeiro das duas primeiras décadas do regime republicano, o autor procurou transformar estas notícias em história: a história da formação das fronteiras territoriais do Brasil.