NOSSAS OBRAS
Passo Fundo: uma trajetória de desenvolvimento
Autores: Fernando Miranda; Djiovan Carvalho; Alex Vanin; Bruno Heckler
Ao longo dos seus mais de 165 anos, o município de Passo Fundo se constituiu como referência na economia, saúde e educação para toda a região Norte do estado do Rio Grande do Sul, tornando-se, consequentemente, uma Capital Regional.
Da astúcia colonial: estratégias de bem viver e tramas familiares nos sertões meridionais paulistas (Curitiba, séculos XVII -XIX)
Autor: Milton Stanczyk Filho
A obra de Milton Stanczyk Filho, fruto de sua intensa pesquisa de doutorado realizada na Universidade de São Paulo, analisa, com riqueza de detalhes, como as famílias construíram suas trajetórias de sobrevivência e prosperidade (ou não) nos meridianos do Império lusitano na América, tendo a vila de Curitiba (séculos XVII e XIX) como o espaço para uma narrativa que entrelaça desejos e desventuras.
Escritos Selecionados de Dom Francisco de Aquino Corr êia
Cândido Moreira Rodrigues
A proposição de publicação desta seleção de fontes de autoria do Arcebispo Francisco de Aquino Corrêia tem como fundamento inicial facilitar o acesso ao público de pesquisadores e interessados em geral tais documentos. Em segundo lugar, tem-se como premissa a ideia de que os temas discutidos no conjunto da documentação guardam o seu valor histórico e interesse relativos às décadas de 1920 e 1940, bem como muitos deles permanecem no tecido histórico-social brasileiro até a contemporaneidade.
Bibliografia de padre J. Cabral
Renato Amado Peixoto (Org.)
Ao publicar esta “Bibliografia”, o organizador se propôs a colaborar com o estudo do catolicismo e das suas transformações no conturbado Brasil do século XX, assim como a contribuir para que possa ser realizado com todo o rigor. Para isso, buscou inventariar e catalogar a prolixa e diversa obra de um dos mais representativos, produtivos e polêmicos religiosos do período: o esquecido literato, jornalista e editor norte-rio-grandense padre J. Cabral.
O pensamento de Plinio Correa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP - Volume III
Organizadores: Gizele Zanotto e Benjamin Arthur Cowan
Esta obra tem como mote a articulação dos trabalhos de um grupo internacional de pesquisadores, especialistas que contam com décadas de experiência debruçando-se acerca do pensamento do intelectual católico Plínio Corrêa de Oliveira (1908-1995) e suas derivações, sejam elas em entidades específicas, grupos, movimentos, periódicos, enfim, em grupos de sociabilidade intelectual que bebem de sua postura conservadora e integrista católica.
“Retorno à pátria alemã”: migrações de retorno do Brasil para a Alemanha sob o nazismo (1938-1939)
Méri Frotscher
O livro “Retorno à pátria alemã”, de Méri Frotscher, trata do retorno de migrantes nascidos na Alemanha residentes do Brasil para a Alemanha em 1938 e em 1939, sob o regime nazista. Enquanto os judeus alemães e os opositores do regime tiveram de fugir, a ascensão do nacional-socialismo provocou euforia mundial entre muitos emigrantes alemães no estrangeiro.
Os “russos” na Colônia Erechim: reconfigurações étnico-territoriais no contexto migratório do Sul do Brasil (1910–1940)
João Carlos Tedesco e Isabel Rosa Gritti
As migrações produzem múltiplos deslocamentos; não são apenas corpos que se movem. Há um contexto histórico que as produz, assim como migram referenciais simbólicos que buscam se reconstituir no espaço de destino. Porém, este último não é inerte, também (re)age e produz seus efeitos. No caso dos imigrantes “russos” ou identificados como russos, na Colônia Erechim, eles foram instalados num cenário muito diferente dos seus de proveniência, muitos não eram agricultores.
Passagens da Família Viebrantz: História, memória e genealogia
Autor: Vítor Mateus Viebrantz
Em 1871, em uma Europa convulsionada, Wilhelm Viebrantz, casado com Johanna Karolina Ziech, deixava para trás sua terra natal, situada na recém-formada Alemanha, rumo ao Brasil. Passado um século e meio, um dos seus descendentes está fazendo uma viagem de volta.
Desenvolvimento comunitário: alusões e análises “ex-post-facto” sobre a nucleação das escolas rurais
Autor: Reinaldo Knorek
A obra "Desenvolvimento comunitário: alusões e análises “ex-post-facto” sobre a nucleação das escolas rurais" tem como escopo o desenvolvimento comunitário e, por implicação, a temática do processo de nucleação de escolas rurais no Brasil, nomeadamente, uma investigação em comunidades rurais no município de Canoinhas - SC.
Capítulos de História Política: Interfaces no Tempo Presente
Organizadores: Charles Sidarta Machado Domingos | Letícia Sabina Wermeier Krilow
Gérson Wasen Fraga | Diego Orgel Dal Bosco Almeida | Alessandro Batistella
O presente livro traz muitos dos debates sobre História Política ocorridos no V Seminário do GT História Política, que aconteceu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 12 a 14 de junho de 2023.
Triste fim de Gumercindo Saraiva: uma investigação histórica sobre a morte do general maragato
Autor: Cláudio Júnior Damin
A obra é fruto de uma investigação histórica sobre o fim de Gumercindo Saraiva. Na verdade, sobre seu triste fim, em razão das atrocidades que foram cometidas contra seu cadáver, após sua morte. A "indesejada das gentes", como assim é definida a morte pelo poeta Manuel Bandeira, visitou o general maragato a partir do entardecer daquele longínquo 10 de agosto de 1894 no capão do Carovi, na região missioneira do Rio Grande do Sul.
História, Cultura e Identidades
Organizadores: André Luiz Leme, Marcos Luís Ehrhardt e Marcos Nestor Stein
A publicação da presente coletânea de capítulos representa mais uma iniciativa para a divulgação do conhecimento histórico produzido, com responsabilidade e compromisso científico, por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
De Cruzeiro a Joaçaba: colonização e implicações socioeconômicas
Autores: Marilize Radin Frattini e José Carlos Radin
De Cruzeiro a Joaçaba se propõe a compreender como a experiência de colonização baseada na pequena propriedade agrícola, gerida e trabalhada pela família, condicionou a organização socioeconômica do território. Após a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande e a comercialização de terras aos colonos, impulsionou-se a produção agrícola em pequena escala, permitindo uma dinâmica de acúmulo de capital, que, reinvestido localmente, estimulou o comércio e iniciativas ligadas à indústria de máquinas agrícolas, ao ramo tritícola e frigorífico, entre outras.
A Saga Indômita de Zeca Vaccariano: muito além do assalto ao Trem Pagador
Autor: Ernoi Luiz Matielo
O assalto realizado por Zeca Vaccariano aos pagadores da ferrovia São Paulo-Rio Grande, naquele 24 de outubro de 1909, pode ser considerado o epicentro de um processo histórico que o trabalho do autor possibilita vislumbrar de maneira a se estabelecerem relações políticas, econômicas e culturais de uma sociedade dinâmica em que o banditismo social é destacado.
Em busca de uma nutrição ambientalmente orientada: dilemas e alternativas frente ao sistema alimentar contemporâneo da Grande Aceleração no Sul do Brasil
Autora: Marta Nichele do Amaral
Este livro articula, interdisciplinarmente, a alimentação e nutrição aos estudos das ciências sociais e humanas e humanidades ambientais, buscando defender uma discussão ampliada em torno de uma Nutrição Ambientalmente Orientada, um conceito desenvolvido durante o doutorado da autora, que visa mudar o foco de responsabilidade pessoal para responsabilidade coletiva e orientar, direcionar e moldar hábitos, escolhas e consumo alimentares ambientalmente adequadas para a criação de um sistema alimentar saudável e sustentável.
As Sentinelas dos Sertões: as colônias militares do Império do Brasil
Organizadores: Alex Antônio Vanin e João Carlos Tedesco
As colônias militares, que foram instaladas em todo o território nacional durante o Segundo Reinado, condensaram um amplo espectro de intenções e ações governamentais ligadas à consolidação do Estado-Nação brasileiro, entre meados do século XIX e os primórdios do século XX.
Formação Socioespacial e Histórico-Cultural do Alto Uruguai Rio-Grandense
Autor: José Antonio Moraes do Nascimento
Este livro analisa a formação socioespacial e histórico-cultural do Alto Uruguai rio-grandense, que foi direcionada pela ação do Estado, com seus diferentes órgãos estatais mas, em especial, pela atuação da Diretoria de Terras e Colonização. Ao mesmo tempo, os múltiplos grupos sociais envolvidos reagiram e resistiram, interferindo nos rumos do processo desencadeado pelos governos.
O Sistema dos Céus: a colusão entre catolicismo, fascismo e marxismo no Rio Grande do Norte (1930-1960)
Autor: Renato Amado Peixoto
Em "O Sistema dos Céus" se busca alargar o conceito de "colusão", criado pelo historiador inglês Roger Griffin para explicar a aproximação entre as religiões cristãs e a extrema-direita no entreguerras, na direção de compreender o envolvimento de leigos e religiosos da Arquidiocese de Natal, primeiro com o integralismo, depois com o marxismo, entre 1930 e 1960.
Das posses dos Valérios a Engenho Velho: evolução histórico-territorial do município de Engenho Velho/RS (1890-1990)
Autor: Joel João Carini
O livro aborda a evolução histórico-territorial do município de Engenho Velho, situado no Norte do Rio Grande do Sul, ao longo de aproximadamente 100 anos (do final do século XIX ao final do século XX), apresentando e analisando as principais transformações do espaço em estudo, as situações de conflito envolvendo posseiros, agricultores e indígenas e a evolução da comunidade em seus aspectos culturais, sociais e econômicos.
Três de Maio: nos tempos de dantes
Autor: Orlando Trage
Orlando Vanin Trage em "Três de Maio – RS: Nos tempos de dantes" aborda questões de extrema importância para a historiografia em geral, mas muito mais, ela inicia a produção para responder àquela pergunta que a população de Três de Maio faz diariamente: Qual é a história de Três de Maio? Quem foram os primeiros habitantes? Em qual ano inicia a construção/povoamento da cidade?
A Guerra Civil de 1923: política, memórias e agentes em perspectiva
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Djiovan Vinícius Carvalho e Jefferson Teles Martins
Em 1923, uma revolta promovida pelos seguidores do candidato derrotado ao cargo de governador do estado - Assis Brasil, fez eclodir uma Guerra Civil entre os oposicionistas e os apoiadores do líder republicano - Borges de Medeiros.
África em cena: perspectivas críticas sobre cinematografias africanas
Organizadora: Renata Dariva Costa
Buscando contribuir singelamente com o campo de estudos africanos de uma maneira acessível, principalmente para os professores da educação básica e novos pesquisadores, a obra buscou trazer em cada capítulo uma pequena análise de algum aspecto na relação entre cinema e História no continente africano.
Capítulos de História Política: Dimensões Conceituais e Temáticas
Organizadores: Charles Sidarta Machado Domingos, Alessandro Batistella, Letícia Sabina Wermeier Krilow, Diego Orgel Dal Bosco Almeida e Diorge Alceno Konrad
Esse terceiro volume dos Capítulos de História Política está organizado em três partes: I – Conceitos e Metodologias em História Política; II – Eleições e Partidos: Rio Grande do Sul em Foco e III – Política nacional: campo de debates.
“Através da nossa voz”: os protestantismos nas páginas da Revista Eclesiástica Brasileira (1953-1971)
Autor: Augusto Diehl Guedes
A obra busca compreender quais foram os discursos produzidos e veiculados acerca dos múltiplos protestantismos por um periódico católico de abrangência e relevância nacional, a Revista Eclesiástica Brasileira (REB), entre os anos de 1953 e 1971.
Agroecologia, organização social e desenvolvimento regional em perspectiva
Organizadores: Émerson Neves da Silva, Solange Todero Von Onçay, Denilson da Silva e Ulisses Pereira de Mello
A obra é composta pela síntese de um processo formativo vivenciado pelo conjunto de atores políticos do Alto Uruguai Gaúcho e por artigos que dialogam com o curso de extensão “Desenvolvimento, Organização Social, Agroecologia e Sustentabilidade no Campo: desafios e limites”.
Direitas e Religião no Brasil (1920-1940)
Organizadores: Renato Amado Peixoto e Gizele Zanotto
A obra é voltada ao tema complexo e atual das Direitas e Religião no Brasil e deriva de uma proposta de compreensão das relações entre o campo político e religioso no país, na década de 1930 e suas decorrências.
A "marcha redentora": a Secretaria dos Negócios do Oeste de Santa Catarina e o desenvolvimento regional
Autor: Sérgio Roberto Scheffer
A obra busca demonstrar como o Estado foi determinante na organização e indução do desenvolvimento econômico do Oeste de Santa Catarina, por meio da Secretaria dos Negócios do Oeste (SNO).
Delírio e política em cartas aos presidentes da República
Autor: Felipe Cittolin Abal
A partir de cartas enviadas a presidentes brasileiros nas quais se constata narrativas delirantes é realizada uma análise com bases históricas e psicanalíticas que demonstra que a política, a economia, os discursos e outros fatores de um determinado período ingressam no delírio, fazendo dele um reflexo do momento histórico no qual as correspondências foram escritas.
História do Mundo Rural: o Sul do Brasil – Volume IV
Organizadores: Alex Antônio Vanin, Áxsel Batistella de Oliveira e Caroline da Silva
A presente coletânea é fruto de um esforço conjunto dos doutorandos que fazem parte do corpo discente do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (NEHMuR), vinculado à linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O processo histórico de reforma agrária na Fazenda Annoni
Autora: Simone Lopes Dickel
A narrativa problematiza o processo histórico de reforma agrária na Fazenda Annoni e desenha a multiplicidade de experiências, constituídas a partir de determinadas circunstâncias materiais, que engendram uma resposta dos sujeitos às questões do cotidiano que determina a identidade de ser social, a qual contempla as três décadas que se passaram desde a implantação dos assentamentos, estabelecendo como marco inicial o contexto pós 1985.
Saeculum nouum: temporalidade e poder nas moedas do milenário de Roma (244-253)
Autor: Moisés Antiqueira
O passado para o qual esse livro se volta é longínquo. Foca-se na conjuntura em que a cidade de Roma completou mil anos, contados a partir de sua mítica fundação. Trata-se de um decênio (244-253 EC) marcado por crises de diferentes matrizes.
Democracias, ditaduras, fascismos: estudos de poder e hegemonia
Organizadores: Rodrigo Ribeiro Paziani e Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva
A obra agrega uma jovem safra de historiadores que portam – em suas respectivas trajetórias e formações intelectuais – densidade analítica e significativas contribuições ao (urgente) debate sobre os sentidos e significados da democracia, da ditadura e do fascismo (ou da “fascistização”), especialmente no Brasil.
Sobre Vikings, Reis e Clérigos:
Os escandinavos e os usos da religião nas obras medievais inglesas (séculos IX-XI)
Autor: Lucas Pereira Rodrigues
Em uma época de estreita proximidade entre política e religião, os relatos ingleses sobre os escandinavos são particularmente ilustrativos de como o cristianismo medieval atuou no sentido de configurar relações e estabelecer hierarquias, afirmando, reforçando e justificando a dominação de reis e aristocratas.